quinta-feira, 21 de junho de 2012

Tipos de Fragrâncias


O sete grupos principais de fragrâncias utilizadas em perfumes.

Âmbar
Muitas vezes chamados de "orientais", fazem parte deste grupo os perfumes com notas suaves e abaunilhados.

Amadeirados
São notas suaves como o sândalo e o patchuli, algumas vezes secas como o cedro e o vetiver, e na maioria das vezes, com notas cítricas e de lavanda conjuntamente.

Cítricas
São óleos obtidos da casca de frutas como a bergamota, o limão e a laranja, sendo que neste grupo encontram-se as essências das primeiras Águas de Colônia.

Chipre
Este termo provém do perfume assim batizado por François Coty em 1917, constituindo um grupo de perfumes baseados principalmente nos acordes do patchuli, da bergamota e da rosa.

Couro
Trata-se de uma fórmula muito particular, por ser um perfume diferente da maioria, apresentando notas secas que tentam reproduzir o odor característico do couro, da madeira queimada e do tabaco.

Filifolhas
Compreendem uma composição de essências entre notas de lavanda, bergamota, gerânio etc.

Floral
Família de grande importância, pois agrupa perfumes cujo tema principal são as flores; subdividindo-se em bouquet floral, floral verde, floral aldeídico, floral amadeirado, floral frutal, entre outros.



A fixação está relacionada às notas ou famílias olfativas que duram mais tempo, menos voláteis,
aumentando assim a fixação do perfume.
A fixação também depende da porcentagem de aplicação de essência na fragrância. Quanto maior a concentração, maior a fixação.
Fragrâncias Cítricas (ex.: CK One, 212, Armani, Fahrenheit, Animale) tem menor fixação, por serem mais voláteis.
Fragrâncias com notas amadeiradas, Orientais e Especiarias, possuem maior fixação, por serem menos voláteis. ( Ex.: Amarige, JOOP, Azzaro, Obession, Lapidus, Pólo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário