quinta-feira, 21 de junho de 2012

Depende da Pele

A Fixação do perfume esta diretamente relacionada a oleosidade da pele.
Em peles oleosas a fragrância perdura por mais tempo; em peles secas, ela precisa ser reaplicada mais vezes ao dia, ou aumentar a quantidade aplicada.
O tipo de pele também altera a evolução das notas, ou seja, um perfume pode apresentar grande variação de uma pessoa para outra, veja a seguir:

PELE NORMAL (8 hs)
A pele normal é bem equilibrada e bastante homogênea, além de ter uma textura suave e lisa. Normalmente, não há poros nem manchas visíveis em sua superfície. Ela pode ser identificada depois de atividades físicas por bochechas avermelhadas, que ficam com essa coloração devido à boa circulação sanguínea. No entanto, até a pele normal pode mudar devido a fatores externos.
A exposição ao sol, a poluição e o estresse podem fazer com que uma pele normal se torne seca, oleosa ou até envelhecida se não for tratada da maneira correta.

PELE OLEOSA (maior fixação do perfume entre 8 a 12 hs)
As glândulas sebáceas de quem tem a pele oleosa produzem muito mais oleosidade do que deveriam. Daí a pele ter uma aparência brilhante, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo).
Normalmente, os poros ficam dilatados e visíveis, o que causa a formação de (cravos e espinhas). Os adolescentes são as principais vítimas desse tipo de pele, devido à grande mudança hormonal que acontece nessa idade. Mas, outros fatores também podem causar a oleosidade na pele em adultos, como uma alimentação com muita gordura, gravidez, pílulas anticoncepcionais, alguns tipos de cosméticos e até mesmo um clima muito quente.

PELE SECA (menor fixação do perfume entre 2 a 4 hs)
Este tipo de pele é muito comum. Suas principais características são a falta de brilho e uma textura fina e áspera. A baixa produção de oleosidade das glândulas sebáceas faz com que a pele seja pouco lubrificada e hidratada. Os poros são pouco aparentes.
Fatores externos, principalmente no inverno, causam uma sensação de desconforto e podem deixar a pele “quebrada”, com tendências a vermelhidão, irritações e alergias.
Pessoas com esse tipo de pele têm mais propensão à flacidez facial e ao aparecimento de (rugas).

PELE MISTA (6 hs)
Seu nariz parece brilhante e suas bochechas ressecadas? Essa é a típica descrição de quem tem a pele mista. Como diz o nome, é uma combinação de dois tipos de pele: a pele oleosa, que predomina na zona T (testa, nariz e queixo), e normal ou seca, que aparecem nas outras partes do rosto.
Os poros são dilatados na zona T - o que pode proporcionar a formação de cravos e espinhas – e são pouco visíveis no resto da face. É uma mistura de uma aparência brilhante com uma aparência suave ou até mesmo áspera.

MORENAS/NEGRAS
A pele morena é geralmente mais oleosa e nela as fragrâncias duram mais. Essências orientais costumam ser as favoritas.

LOIRAS
Peles claras se adaptam melhor a criações multi-florais de longa duração. Geralmente têm a pele seca e nela as fragrâncias evaporam facilmente.

RUIVAS
Têm a pele muito clara e delicada, incompatíveis com fragrâncias que contenham muitas notas verdes.







O período da noite é um momento propício para avaliarmos uma fragrância por dois motivos:

1. Com a queda da visão, há uma compensação em nosso organismo, melhorando nosso olfato.
2. Quando saímos à noite, estamos mais voltados aos sentidos, pelos fatores de bem estar.
3- Sudorese - O perfume exala, a medida em que sua pele respira. Portanto, quanto maior a sudorese menor será a fixação.
4- Clima - Quanto maior o calor, maior será a evolução das notas, assim sendo, menor a fixação. Influi por constipação das vias nasais.
5- Fatores biológicos também podem afetar o cheiro do perfume!
Uma perda significativa de peso ou mudança de dieta causam, normalmente, alterações. O uso de antibióticos também pode afetar as reações químicas das fragrâncias na pele.
6- Adaptação olfativa - Primeiramente não devemos nos esquecer de que a eficiência do nosso sistema olfativo em avaliar uma fragrância, depende da adaptação sensorial. Quando nos acostumamos com um determinado cheiro, passamos a percebê-lo muito pouco.


Nunca esquecer que outra pessoa tem uma percepção de seu cheiro muito mais intensa e sensível do que você mesmo.

No perfume, a fixação não é sinônimo de qualidade. Existem perfumes maravilhosos que não são muito duradouros e perfumes de longa duração pouco agradáveis, às vezes é melhor uma satisfação intensa em poucas horas do que 24 horas de que algo extremamente enjoativo.


Devemos reconhecer que existe certa razão para isso, cada tipo de pele reage ao perfume de um modo diferente, em algumas o cheiro parece literalmente grudar, e em outras desaparecer em pouco tempo, o mesmo perfume pode persistir de 14 a 15 horas em uma pessoa e 2 ou 3 horas em outra. Explicações são muitas: acidez da pele, oleosidade, doenças, problemas de origens hormonais, etc... A química da pele é uma realidade extremamente complexa que médicos dermatologistas vão demorar em conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário